Seja bem-vindo. Hoje é
"ALEA JACTA EST" (A SORTE ESTÁ LANÇADA) - JÚLIO CESAR

7 de set. de 2010

GLADIADORES - OS CRAQUES DA ANTIGUIDADE

Os gladiadores eram lutadores que participavam de torneios de luta na Roma Antiga. As lutas foram comuns em Roma entre os séculos 3 a.c e 4 d.c. De origem escrava, estes homens eram treinados para estes combates, que serviam de entretenimento para os habitantes de Roma e das províncias.


VIDA DOS GLADIADORES E COMBATES

Os gladiadores eram escolhidos entre os prisioneiros de guerra e escravos. Com o passar das lutas, caso reunissem muitas vitórias, tornavam-se heróis populares.
Nas arenas, os gladiadores lutavam entre si, utilizando vários armamentos como, por exemplo, espadas, escudos, redes, tridentes, lanças, etc. Participavam também das lutas montados em cavalos ou usando bigas (carros romanos puxados por cavalos). Muitas vezes estes gladiadores eram colocados na arena para enfrentar feras (leões, onças e outros animais selvagens).
O combate entre gladiadores terminava quando um deles morria ou ficava ferido com impossibilidade de continuar a luta.
Os gladiadores mais bem sucedidos ganhavam, além da popularidade, muito dinheiro e, com o tempo, podiam largar a carreira de forma honrosa. Estes privilegiados ganhavam uma pensão do império e um gládio (espada de madeira simbólica).
A luta entre gladiadores fazia parte da política do “pão-e-circo” instituída no Império Romano, cujo objetivo principal era amenizar a revolta dos romanos com os problemas sociais.

CATEGORIAS

Existiam quatro categorias de gladiadores e quatro tipos de uniformes, são eles:

Trácio: Usava um capacete que cobria a cabeça inteira, um escudo quadrado, caneleiras até os joelhos e uma espada encurvada. Era o mais fraquinho.

Murmillo: Um braço era protegido e o outro carregava um escudo. Tinha uma espada curta e um capacete em forma de peixe. Lutava contra o Trácio.

Retiário: Carregava um tridente, uma faca pequena e uma rede. Os braços eram protegidos até o ombro. Lutava contra os murmillos ou os secutores.

Secutor: As armas eram muito parecidas com as dos murmillos, mas o capacete não tinha pontas para não prender na rede do retiário.

O Coliseu, era o principal palco dessas lutas em Roma, e suas ruínas ainda se constituem numa atração turística da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário